Início da pesquisa:
Dados primários são aqueles dados que você precisa coletar, tabular e analisar e que são obtidos através de questionários.
Já os dados secundários são aqueles que podem ser conseguidos através de fontes externas disponíveis como revistas, associações ou até mesmo fontes internas como seu próprio banco de dados. Para ter os números demográficos, numero de mulheres, em qual idade, ocupação, região: considere os sites do ibge, ibope.
Trata-se de grandes institutos de pesquisa. Eles podem ter dados que servirão de base para a sua pesquisa. Por exemplo, GfK faz anualmente um estudo sobre os consumidores de luxo no Brasil. Eles podem não abrir todos os resultados da pesquisa no site deles, mas como vão querer materias na impresa a respeito da pesquisa, vão liberar algumas informações e vocês podem fazer uso delas.
Não se esqueçam de verificar as asssociações de classe, por exemplo, a Abit .
Vasculhem os sites de tendências atrás de números e depoimentos a respeito do produto de vocês e a respeito do comportamento dos consumidores, trendwatching.com, signofthetimes, Fashion Bubbles
A pesquisa de dados primários....você pode fazer entrevistas pessoais, por telefone, por e-mail e por formulário online. Apropriem-se das ferramentas online.
Por exemplo, quem usa email do google? Deem uma olhada no topo esquerdo do gmail. Ali, está o Goggle Docs, ele é um grande amigo de vocês. Cliquem em "spread sheets". Naquele espaço, vocês podem colocar um questionário e mandar um link para os entrevistados abrirem o formulário e responderem. Lembram do que é "cloud computing"? É isso aí!
MÉTODO DE PESQUISA - QUESTIONÁRIO DA ENTREVISTA
Alunos, vocês devem pré-escolher um público ao qual vão atender mesmo sem conhecê-lo muito bem. O roteiro a seguir deve guiá-lo para você entender seu consumidor. Mas antes de fazer a entrevista, faça uma pré-pesquisa com dados secundários. A pesquisa com dados secundários vai "afinando" o seu conhecimento a respeito do consumidor, e pode ir colocando mais perguntas que vocês queiram discutir com ele. Os dados secundários podem ajudar com numeros, por exemplo. Vocês querem criar para consumidores que tenham 18 a 24 anos. Mas quantos consumidores de 18 a 24 anos existem em São Paulo? Considere consultar sites como o do IBGE para isso. Use recortes de jornais que fala sobre o estilo de vida do seu consumidor. Você está construindo uma argumentação para dizer que seu consumidor EXISTE!
OK, então vamos para a segunda parte, para os dados psicográficos, a respeito do estilo de vida do seu consumidor que você vai conhecer na entrevista.
Quem é seu consumidor em potencial?
Qual o estilo de vida dele? É dificil alguem dizer: "meu estilo de vida é:". Então essa resposta vem indiretamente, da maneira como seu consumidor vive. Qual é a sua profissão, o que faz no seu tempo livre, por exemplo. Se ele diz que vai ao cinema, que filme. Tente entender quais os lugares que ele frequenta, para entender se ele pertence ao que costumamos chamar de tribo.
Tente entender como é a relação do seu consumidor com o consumo. Isso se consegue perguntando quais as marcas que ele frequenta. Deixe ele falar das suas expectativas em geral. Tente enteder quais is pontos que ele valoriza em uma marca.
Fiquem sempre atentos às reclamações que eles têm em relação às marcas - em cada dor do seu entrevistado reside uma oportunidade de negócio.
Quem - com perguntas mais específicas sobre moda.
Quais as marcas que você consume? Você saberia dizer por que escolhe essas marcas? O que elas te oferecem? Como você define seu estilo de vestir?Aonde
Em quais lojas compra? Por web, na rua, no shopping?
Tem alguém que te inspira no seu estilo?
Você costuma seguir tendências? O que influencia a decisão de compra?
Como
E quais as peças que você compra? Você tem dificuldade para encontrá-las?
Quando
Em quais ocasiões você consome?
Porque
Você conseguiria definir o que faz você comprar?
O que dispara uma decisão de compra? Como você faz seus investimentos, digo, investe mais em tecnologia, em moda, e se for em moda, quais as peças pelas quais paga mais?